Melhore-se para mudar o mundo

O mundo é um lugar imperfeito, cheio de sofrimento e tragédia. A humanitária em cada um de nós deseja mudar o mundo. Por exemplo, talvez você queira aliviar a pobreza, a doença ou a doença mental incapacitante. Talvez você deseje que as pessoas parem de se matar, seja por homicídio, guerra ou mesmo genocídio. Talvez você deseje que todo ser humano possa ter um teto sobre a cabeça, uma renda estável e algo decente para comer.

Mas dúvidas podem surgir. Quem é você para fazer essas coisas acontecerem? Não é verdade que você é apenas um pequeno peão em um jogo complexo, sujeito ao poder arbitrário de políticos cruéis e capitalistas corruptos? Talvez a única maneira de fazer uma mudança seja através do processo político: apoiando algum salvador político (como Alexandria-Ocasio Cortez ou Donald Trump) ou tornando-se você mesmo. Ou talvez você se torne profundamente niilista, desista de toda esperança de mudar alguma coisa e se distraia da terrível tragédia do mundo, perseguindo uma vida de prazeres superficiais. Afinal, você é apenas um indivíduo diante de bilhões de outros.

A questão é: o que você deve fazer neste mundo imperfeito?

Talvez o que você precise seja de uma mudança de perspectiva.

Primeira mudança você mesmo

Antes de chegar ao nível de resolver esses problemas gigantescos que abrangem o mundo, você deve primeiro mudar a si mesmo. Parece insignificante, mas não subestime o poder que o auto-aperfeiçoamento pode trazer.

Pergunte a si mesmo o que você pode fazer hoje para tornar o mundo um lugar melhor. A que maus hábitos você está se apegando? Quais comportamentos você deseja mudar? Você está seguindo um caminho que lhe traz satisfação? Você está tendo tempo suficiente para reconhecer a importância dos outros ao seu redor? Seu quarto poderia usar um pouco de limpeza? O resto da sua casa também poderia usar algum trabalho?

Essa é a mensagem central de Jordan B. Peterson , um psicólogo cuja perspectiva tomou conta do mundo do discurso público e transformou a vida de muitos.

Quando muitos consideram a natureza defeituosa da existência, pensam que a mudança deve acontecer no nível mais alto possível. Talvez eles desejem uma legislação global abrangente sobre mudanças climáticas ou redução da pobreza. Talvez eles culpem os políticos pelos problemas do mundo e procurem eleger políticos “melhores” ou desejem derrubar todo o sistema. Embora a motivação seja compreensível, não só é difícil projetar sistemas perfeitos, como também é quase impossível implementá-los.

Como Peterson diz :

Você deseja ter muito cuidado ao fazer experiências em larga escala com sistemas em larga escala, porque a probabilidade de que, se você implementar um esquema em um sistema social em larga escala, o esquema tenha o resultado desejado é insignificante. O que acontecerá será algo que você não pretende e, pior ainda, algo que funciona em oposição à sua intenção original.

Se aceitarmos essa premissa, o que podemos fazer se ainda queremos alcançar o bem no mundo? Para isso, Peterson diz:

Você tenta não ultrapassar os limites de sua competência e começa pequeno e começa com as coisas que você realmente poderia ajustar, que realmente entende, que realmente poderia consertar.

Você deve restringir suas tentativas de consertar as coisas ao que está à mão. Então provavelmente há coisas sobre você que você pode consertar, coisas que você sabe que não estão certas.

Depois de começar pequeno e perceber o quão difícil é mudar as coisas no nível individual, podemos desenvolver um pouco de humildade e rescindir nossos planos grandiosos para o mundo. Como Peterson diz:

É difícil se organizar, é realmente difícil organizar sua família, por que diabos você acha que pode montar o mundo? Porque obviamente o mundo é mais complicado do que você e sua família. Portanto, se você estiver frustrado em suas tentativas de organizar sua própria casa, o que é claro, você deve pensar que o que isso faria seria deixá-lo muito desconfiado ao anunciar seus planos de revolução em larga escala para a revolução social.

Assim que você começar a melhorar, outras pessoas perceberão. Felizmente, seu crescimento inspira as pessoas em sua esfera imediata a crescer ao seu lado. Mas, se alguns querem derrubá-lo por inveja, não deixe que isso o distraia. Tudo o que você pode fazer é oferecer um exemplo brilhante para aqueles prontos para segui-lo.

Se todo indivíduo se dedicasse primeiro a melhorar seu próprio canto do mundo – a parte em que eles têm mais interesse e melhores incentivos – imagine como o mundo inteiro seria melhor.

É para isso que a FEE está aqui

Portanto, se você estiver pronto para a tarefa, peço que considere ingressar na FEE em uma jornada de auto-aperfeiçoamento. Eu já fui um niilista existencial, cheio de angústia, sem esperança para o mundo. Comecei a ler artigos da FEE e ganhei uma perspectiva mais esperançosa do mundo e uma atitude mais responsável e comprometida com minha própria vida e carreira. Eu participei do meu primeiro FEEcon há três anos, aos 20 anos de idade, e minha vida está em um caminho melhor desde então.

Para o FEEcon deste ano, nosso tema é “Defina seu caminho, mude o mundo”. Eu prometo que você fará muito bem a si mesmo participando. Vamos inspirar você a mudar sua esfera imediata para melhor e ajudá-lo a perceber o quanto de bom pode advir dessas pequenas ações. Começa com o indivíduo; nunca subestime o poder disso.

Espero vê-lo na FEEcon 2019 . Se você deseja discutir como melhorar e descobrir o caminho da sua vida, não hesite em me encontrar e conversar comigo. Concluirei com uma breve e doce citação de Peterson:

A maneira correta de consertar o mundo não é consertar o mundo; não há razão para supor que você está disposto a fazer essa tarefa, mas pode se consertar. Você não fará mal a ninguém fazendo isso. E dessa maneira, pelo menos, você fará do mundo um lugar melhor.